Procriação de Agapornes
Por: Servacio de Brito - © 2001

A fêmea deve chocar os seus ovos (de 2 a 5 ovos); deitar-se sobre eles pelo tempo necessário (21 dias), saindo ocasionalmente para comer. Se isto não acontecer é porque ela é preguiçosa ou o ninho não está apropriado. Se ela é preguiçosa, nada há a fazer. Depois que os ovos são abandonados eles goram, não tendo mais serventia.

Se o ninho é inadequado deve ser melhorado:

a) O ninho é uma pequena caixa de madeira com abertura para passagem. Deve ficar localizado no alto do viveiro, sendo prudente deixá-lo sobre uma placa (pequena folha de aluminio) para evitar que os filhotes se despenquem do alto. Também é necessário proteger o ninho contra chuva, ventos, sol e predadores. Esta proteção pode ser feita com folha de aluminio leve, de preferência pela parte externa do viveiro, sendo presa na tela com arame fino; para facilitar basta furar a folha de aluminio com prego fino. O aluminio laminado é encontrado nas lojas de material de construção, vem em rolos e é vendido a varejo por metro linear. Deve-se preferir a espessura mais fina, pois assim os pedaços poderão ser cortados com qualquer tesoura doméstica ou de oficina. Veja Foto

b) O casal prepara o ninho, forrando-o com materiais macios como, folhas, capins, gravetos e coisas que encontrar por ali; trituram tudo com o bico para depois fazer a cama. Depois do ninho pronto passam em torno de 8 dias "galando"; a partir daí dormem juntos no ninho.

O macho dorme com ela desde o acasalamento (às vezes dorme na porta do ninho) e a ajuda a alimentar-se, regorgitando em seu bico. Da mesma forma ele a ajuda, mais tarde, a alimentar os filhotes.
Os filhotes só saem do ninho quando estão bem graúdos e são dependentes dos pais durante todo esse tempo (em torno de um mês). Um dos cuidados dos pais é tirar a penugem velha dos filhotes, deixando-os irritados e chorosos, dando a falsa impressão de que estão sendo maltratados.

Não adotei dieta especial para procriação. A ração é servida normalmente.

Atenção: O conteúdo desta página não tem objetivo comercial. Apenas mostra a prática usada pelo autor para criar agapornes a título de lazer.

Visite !