Como Construir um Viveiro Para Agapornes
Por: Servacio de Brito - © 2001

Localização. 1) Local livre de inundações, enxurradas e lamaçal. 2) Ao ar livre e, se possivel, ao lado de arvoredos, para que haja algum sombreamento, mas que não impeçam o ensolaramento. 3) Próximo à moradia do tratador, para que os bichos possam ser atendidos quando necessário, mesmo que seja noite ou tempo chuvoso.

Formato. Tem a forma prismática, como se fosse um grande 'caixote' feito de tela. A parte de cima (teto), também é de tela.

Tamanho. 1) Possibilitar que o tratador entre e faça os trabalhos necessários com facilidade. 2) Suficiente para abrigar os ninhos, varandas, balanços, comedouros e bebedouros, sem que haja entulhamento. 3) Propiciar espaço para vôo dos pássaros e suas algazarras. O tamanho que eu utilizei para atender a estas conveniências e também para facilitar a construção foi de três metros de comprimento, dois metros de largura e dois metros de altura. Este tamanho abriga bem, até 6 casais e seus filhotes, um total de até 18 pássaros. Veja a imagem

Estrutura. O viveiro deve se ajustar, o mais possivel, ao ambiente natural. Observar bem o esquadro, prumo e nivel. O piso deve ser plano, de terra firme,  com uma pequena camada de areia na superfície. A estrutura é construida com 10 esteios (caibros) de 2,50m, sendo 0,50 para fincar no chão. Um destes esteios servirá como batente da porta e será fincado no local desejado para a mesma, guardando 50 cm de distância do esteio escolhido para prender as dobradiças. A amarração dos esteios é feita com duas cintas de ripas, sendo uma cinta no rés do chão e outra nas extremidades dos esteios. Uma terceira cinta, feita com arame grosso (nº 12 ou 14), é colocada na metade da altura (1m), com a finalidade de melhorar a sustentação da tela. As cintas circundam todo o viveiro e as ripas são pregadas por fora (furar a ripa antes de pregar, para ela não rachar). Além destas, haverá no teto duas ripas cruzadas que amarram os 5 esteios centrais.

Telagem. As paredes e a parte de cima (teto) são de tela tipo "pinteiro" (malha hexagonal de 2,5 cm, fio nº 22). Este tipo de tela é vendido no comércio em rolos de 1 metro de largura. Para o tamanho sugerido são necessários 26 metros lineares (metro corrido) de tela. Cortam-se três pedaços de 6 metros e 4 pedaços de 2 metros. Maneira de fazer: Estenda os pedaços de 6m sobre a estrutura e prenda-os provisoriamente, usando preguinho ou arame, de forma que fiquem bem estirados por igual. Unir as laterais da tela, amarrando com arame fino (nº 22 ou 24) de três em três malhas. Use alicate comum para torcer o arame e alicate de corte para cortar o excesso das pontas retorcidas. Amarre as extremidades da tela nas ripas do chão, nos dois lados. Usando o mesmo processo coloque a tela nos lados frontais. Pregue a tela (de 3 em 3 malhas) nos esteios, usando preguinhos (6 x 6).

Porta. Depois do viveiro todo telado, recorte a tela no vão onde ficará a porta. Antes de fazer o recorte, pregue um travessão na parte superior, de acordo com a altura que desejar para a porta (1,70 m é uma boa altura). A porta também é telada e sua estrutura é feita de madeira ou ferro, medindo 50 cm de largura.

Telhado. Haverá um telhado feito com três telhas inteiriças de fibrocimento, tipo 244 x 55 cm e 4 mm de espessura. Elas são colocadas, uma em cada extremidade do teto e uma no centro, de forma a deixar entre elas dois espaços sem telhado.

Atenção: O conteúdo desta página não tem objetivo comercial. Apenas mostra a prática usada pelo autor para criar agapornes a título de lazer.

Visite !