Iniciar a criação de Agapornes
Por: Servacio de Brito - © 2001

Escolha um tipo de agaporne que lhe agrade. Peça mais informações na loja de pássaros. Para ajudar na escolha, segue algumas caracteristicas da ave.

O agaporne é parecido com o periquito, porém um pouco maior. Vive em plena atividade: vôa, canta, corta materiais, dependura-se, anda pelo chão etc. Apesar dos agapornes serem bígamos, o acasalamento chama bastante a atenção. Os casais, sempre juntos, coçam-se e trocam comida de bico a bico.

O agaporne mais comum é de cor verde, face e pescoço vermelhos e bico branco. Existem várias espécies e colorações da plumagem. As cores mais encontradas são: verde, amarela, azul e seus matizes. Também o bico sofre variações de coloração. O acasalamento de tipos diferentes fornecerá filhotes mesclados, criando muitas possibilidades de matizes.

O melhor do agaporne é a sua tagarelice, ou seja, o seu canto, o seu palrear. Por isto não vale a pena ter um só. Tenha alguns, ou melhor, prefira casais. Estando felizes estarão tagarelando.

Na loja de pássaros, o vendedor identifica o macho e a fêmea. Para ele não é dificil. A técnica consiste em segurar a ave com uma das mãos e com a outra apalpar o seu ventre. Sendo fêmea sente-se o "oveiro"

Para criar o agaporne, considero que a melhor opção é um "viveiro". Por se tratar de um pássaro de porte graúdo, ele requer algum espaço para mostrar toda a sua vivacidade e beleza. Por isto, jamais recomendaria gaiola.

Para instalação de um viveiro, há duas alternativas:

a) Viveiro pronto, construido com grades de arame, vendido nas lojas. Os tamanhos mais comuns são para um e dois casais. São encontrados vários modelos, inclusive modelos decorativos.

b) Viveiro a ser construido em sua propriedade, a seu gosto. Neste caso, veja na próxima página, algumas dicas sobre "Como Construir um Viveiro para Agapornes".

Atenção: O conteúdo desta página não tem objetivo comercial. Apenas mostra a prática usada pelo autor para criar agapornes a título de lazer.

Visite !